Uma equipe de investigadores de Tóquio, no Japão, apresentou o primeiro rabo robótico do mundo, que reage de modo diferente a estímulos variados.
O Shiri (palavra japonesa para «nádegas») foi desenvolvido por especialistas da Universidade de comunicações electrónicas de Tóquio, num projecto liderado por Nobuhiro Takahashi.
A universidade explica que o robô «expressa várias emoções com movimentos orgânicos dos músculos artificiais». Isto significa que a máquina consegue «emular» na perfeição todos os movimentos do rabo de uma pessoa.
«O problema é», escreveu Devin Coldewey do MSNBC.com, «que os criadores deste robô parece que não tiveram qualquer consideração sobre os fins práticos deste modelo. Não é um acessório médico, nem é um dispositivo terapêutico. É apenas um rabo robótico que se contorce».
Coldewey acrescentou que se trata de um aparelho que inclui um par de músculos que se activam por via pneumática, que podem contrair ou distender, cobertos uma pele de espuma e silicone.
No entanto, para colocar as coisas em contexto, o repórter lembra que outras invenções de Takahashi incluem um dispositivo para se abraçar a si próprio e outro para beijar remotamente.
Fonte: www.diariodigital.sapo.pt